22 de outubro de 2007

Estudantes e núcleos comunitários
premiados durante III Emdec


De um lado, prédios bem conservados, ruas calçadas e toda a infra-estrutura que um condomínio residencial oferece. Como contraponto, uma encosta apinhada de barracos de tábuas e crianças brincando por entre esgotos. Uma oficina de reciclagem em plena atividade, uma escola recebendo um grupo de alunos e uma quadra de esportes completam a paisagem, mostrando que a comunidade já possui algum nível de organização. Este é o cenário retratado pelo trabalho “Morro”, primeiro colocado na categoria maquete, no concurso “A escola na prevenção de desastres”, promovido pela Codesal dentro do III Encontro Municipal de Multiplicadores em Defesa Civil (Emdec), encerrado no sábado (dia 20), na sede do órgão, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Confeccionada por alunos da Escola Comunitária de Canabrava, a maquete foi um dos 27 trabalhos inscritos no concurso, que julgou ainda redações, painéis e brinquedos produzidos por estudantes dos estabelecimentos de ensino incluídos no projeto Defesa Civil na Escola. As três melhores obras em cada categoria foram escolhidas por uma comissão julgadora constituída de representantes de órgãos parceiros da Codesal.

Na categoria maquete, o segundo lugar ficou com a Escola Novo Marotinho, localizada no bairro de mesmo nome, enquanto o terceiro prêmio foi para a Escola Coração de Jesus, do subúrbio ferroviário do Lobato. Dentre os painéis, venceu uma adaptação livre da cartilha “Defesinha e a sua comunidade”, produzida por uma equipe da Escola Sete de Maio, de São Caetano. A Escola Arte e Alegria, da Via Regional, ganhou o segundo prêmio, e a Sid Porto Brandão, de Pau da Lima, ficou na terceira colocação.

A redação vencedora saiu da Escola Sete Maio, a vice-campeã veio da Manoel de Abreu, localizada no bairro de São Marcos, e o terceiro lugar ficou para o texto da Escola Novo Marotinho. Construídos a partir de material recicláveis, os brinquedos premiados no concurso representaram as escolas municipais de Periperi (primeiro lugar), Bezerra de Menezes, de Pau da Lima (segundo lugar), e Manoel de Abreu.

Comunidades – Os núcleos comunitários de Defesa Civil (Nudecs) também tiveram sua produção artístico-cultural avaliada no III Emdec através do concurso “O que a minha comunidade tem”. Foram estabelecidas as categorias rap, teatro e desfile temático disputadas pelas localidades de Vila Tiradentes e Profilurb (São Caetano), Antônio Teixeira (Mirantes de Periperi) , Canabrava, Saramandaia, Baixa do Cacau (Lobato), Baixa de Santa Rita e Baixa Fria (São Marcos).

A Vila Tiradentes, do bairro de São Caetano, venceu nas categorias rap (representada pelo grupo MC’S) e no desfile temático, com uma performance envolvendo cidadania, prevenção de acidentes e defesa civil. Já a melhor peça de teatro foi a “Brava gente suburbana”, criação do grupo ABCD’Art, da comunidade de São Marcos. Com um público estimado em aproximadamente 1.500 pessoas, o evento foi aberto na sexta-feira (dia 19) à tarde e encerrado no sábado.

Nenhum comentário: