30 de outubro de 2007

"Domingo na Praça" traz leitura e lazer ao Dique do Tororó

Piquenique, leitura e brincadeiras diversas marcaram a manhã de domingo (28) no Dique do Tororó. Quem não parou o que estava fazendo nas nas cadeirinhas ou esteiras espalhadas no asfalto para ler livros e revistas da Biblioteca e Brinquedoteca Móvel aproveitou para andar de bicicleta ou patins na pista interditada à margem do dique. Teve ainda jogo de bola, pescaria e peteca e, é claro, o campeão de preferência da garotada, o pula-pula, na programação Domingo na Praça.

Além de incentivar o livro como parte do cotidiano das pessoas, o projeto da Fundação Pedro Calmon, em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Entretenimento (SMEL), resgata brincadeiras antigas como a amarelinha ou o jogo de peteca. A programação do evento convida um contador de histórias para divertir a criançada. Depois da leitura do livro, os monitores encenam com as crianças o tema abordado.

O programa já passou pelo bairro da Baixa de Quintas e centro da cidade, no Teatro Vila Velha. A recepcionista Rosângela Souza levou Juliana, de 6 anos, e aprovou a proposta. Ela leu junto com a filha e, para aguçar ainda mais a curiosidade da menina para a leitura, diz que costuma interpretar as histórias. “Como faço teatro, gosto de ler, interpretando as cenas para a minha filha”, ensina Rosângela.

Já a família do ajudante de pedreiro Josaba da Cruz aproveitou a tranqüilidade do dique, sem o movimento dos carros, para um piquenique. Sob uma frondosa árvore, perto da brinquedoteca, a família de seis pessoas estendeu a toalha para saborear o almoço preparado com todo o carinho em casa.

O Adminstrador Regional de Brotas, Marcelo Maia, aprova a iniciativa da Secretaria Muncipal de Esportes e Lazer (SMEL) e deseja que o "Domingo na Praça" seja feito também no Vale do Matatu, Alto do Formoso (Cosme de Farias) e Alto do Saldanha,

Nenhum comentário: