26 de outubro de 2007

Ações de saúde no Dia do Dentista movimentaram o Dique do Tororó


Desde cedo era grande a movimentação no Dique do Tororó, ontem (25), Dia do Dentista. Quando os trabalhos começaram às 7 horas, a fila já estava formada e 300 pessoas foram atendidas até as 11 horas, para diagnóstico de câncer bucal, doenças da gengiva e dos dentes, nas unidades móveis disponibilizadas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A previsão de atendimentos era de duas mil pessoas até o final dos trabalhos previsto para as 17 horas. Além dos diagnósticos, eram feitas a escovação e a distribuição de folhetos explicativos sobre saúde bucal. Os pacientes atendidos foram encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).


Participaram, além das secretarias da Saúde, a Universidade Federal da Bahia, Unime, FBDC, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Associação Brasileira de Odontologia e Conselho Regional de Odontologia. Distribuídos pelos estandes, os estudantes promoviam ações de educação e saúde. "O objetivo é fazer com que o futuro paciente entenda o que o dentista dirá em sua próxima consulta. O que é um canal, um implante, uma prótese, como tratar uma cárie", esclarece Bernard Xavier Greck, da FTC, informando que qualquer paciente pode marcar uma consulta na clínica odontológica da faculdade, pelo telefone 3281-8065.


As orientações dadas às pessoas eram no sentido de que as visitas ao dentista devam acontecer entre quatro e seis meses, a troca da escova a cada três meses, o enxaguatório bucal deva ser usado sob a orientação do dentista, que os curativos na boca devam ser avaliados por um dentista, além de realizar as escovações após as refeições e tratar os dentes em vez de realizar a extração. A higienização bucal das crianças, inclusive em aleitamento, também estava evidenciada, assim como também o auto-exame da boca. Uma vida saudável também é recomendada com o hábito de ingestão de alimentos equilibrados, como frutas e verduras.

Nenhum comentário: